14 de março de 2015

0

Comentando: Zetsuen no Tempest

“Porque há mais entre o Céu e a Terra, Horácio, do que supõe nossa vã filosofia.”


Fala aê, otakada! Depois de um pequeno atraso, trago a vocês o Comentando de uma estreia na maioria das prateleiras brasileiras: o primeiro volume da obra Zetsuen no Tempest ~O Destruidor da Civilização~, de autoria de Kyo Shirodaira e a arte de Ren Saizaki. Uma obra cheia de ação, magia, reviravoltas e... Shakespeare?!

Zetsuen no Tempest Vol. 1



Lembra-se do que eu mencionei no final do Comentando anterior?! Que ler O Maestro era quase como ler Shakespeare?! Então, que tal dar uma olhada em um mangá que foi realmente inspirado em uma obra dele?! Zetsuen no Tempest é baseado na peça A Tempestade, do próprio William Shakespeare, mas a obra em si é bem independente. O mangá foi publicado no Japão em 2010 pela Square Enix, enquanto aqui no Brasil é publicada pela JBC, e terá apenas 10 volumes. Também teve uma adaptação para anime em 2012 e depois uma continuação em 2014.  


Para resumir a história, em um mundo aonde as regras são dirigidas por uma árvore de poder incontestável, um clã mágico pretende trazer o caos para civilização, e a única pessoa que tem poder para impedir está em um local remoto do planeta, apenas com roupas e um barril... Enquanto isso, um colegial junto de um amigo pretende dar um jeito no assassino de sua querida irmã, nem que tenha que se aliar à maga mais poderosa que o mundo já viu...


Em relação à história, os amigos Mahiro e Yoshino realmente se completam: Mahiro é o esquentado e quer a vingança a qualquer custo, nem que seja necessário destruir o mundo por isso. Já Yoshino é mais racional e sensato, mantendo Mahiro na linha (como se fosse possível...), mas é mais frio que o próprio...


 Em relação ao Clã Kusaribe, mesmo sendo bem vasto apenas dois deles se destacam na trama, os líderes Samon e Hakaze Kusaribe. Samon demonstra ser bastante cauteloso e poderoso, além de saber usar bem das palavras, porém sabe que sua única fraqueza é a princesa de seu clã, e não tarda em dar um jeito nela... em um barril! A maga Hakaze, por outro lado, tem uma personalidade arrogante, mas justa. É poderosa e mesmo longe de Samon consegue demonstrar resistência aos planos dele por meio de seus aliados Yoshino e Mahiro, em troca de achar o assassino de AikaAliás, mesmo morta, Aika é uma personagem de extrema importância para a história, pois algumas ações dentro da história acontecem durante as conversas que Yoshino e Mahiro tinham com ela, assim como as várias citações de Shakespeare que ela tanto gostava... Entre os personagens secundários, a oficial Evangeline Yamamoto , responsável por conseguir informações sobre a Peste do Metal Negro e sobre Mahiro é a mais interessante, e parece que terá um papel importante para a trama.


Outra coisa que é legal de ver é como a magia é utilizada pelos Kusaribe. Sendo utilizada apenas para manter as regras da Árvore de Genesis e fazê-las valer, as magias do clã não são para destruir, mas para proteger. E os talismãs são os principais artefatos para que a magia seja evocada. E não pode ser qualquer objeto, mas sim um objeto moderno, para que a magia seja mais forte. É bem parecido com a Lei da Troca Equivalente de Fullmetal Alchemist, mas aplicada para magos.


 Em relação à questão gráfica, ficou uma versão tankobon bem caprichada, com um belo contraste entre cores frias e neutras (mesmo o branco sendo mais predominante). A ausência de uma capa colorida é um pouco desanimadora, mas nem de longe tira a beleza do mangá. A arte do mangá é muito bonita, mas não deixa de lado o fator shonen, pois as cenas de ação são muito bem feitas. Os quadros são bem fáceis de acompanhar e a história flui sem precisar forçar, mas ao mesmo tempo, não dá pra ter uma ideia de como acabará.




 Mas agora vem a pergunta – chave: E o que isso tem a ver com Shakespeare, afinal?! Bem, normalmente, as tramas de Shakespeare sempre acabam em tragédia (como Hamlet, McBeth e Romeu e Julieta), mas A Tempestade não possui um desfecho desses. É uma tragédia aonde tudo acaba bem no final... Não sei aonde uma história dessas pode acabar bem, mas teremos que ler até o fim para sabermos se essa guerra terá um final feliz...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Próxima Página Home