9 de setembro de 2014

1
Comentando: Pokémon Black & White Vol. 1
“Inicie aqui a sua jornada!”




Depois de uma espera que perdurou anos, o pokémon lendário Jirachi decidiu atender nosso desejo e fez parceria com a Panini para trazer à nós o mangá de Pokémon Adventures.  O anúncio foi dado em Maio, durante a 20º Fest Comix, mas foi este mês que pudemos pôr em mãos as aventuras do jovem sonhador Black pela região de Unova... hein?!

Pokémon Black & White Vol. 1




Exatamente, otakada! Os primeiros volumes de Pokémon Adventures aqui no Brasil terão como arco principal a série Black & White, devido ao mesmo arco exibido no anime, aqui na TV brasileira (exibida na Cartoon Network). E, lógico, para chamar a atenção da molecada nova, que conheceu as aventuras de Satoshi (ou Ash) por este arco. E a capa utilizada para este volume foi a mesma do volume 43 da Pokémon Special, aonde o arco foi originalmente introduzido. A arte dos personagens principais chega a ser um pouco estranha (se formos considerar que é um mangá para crianças), mas os monstrinhos de bolsos continuam intactos, ou até mais caprichados que os humanos...


Quanto à história, nada muito complicado: Black, Cheren e Bianca são escolhidos pela Professora Juniper para ajudarem a completar o novo modelo de Pokédex, e para tal, todos recebem seus primeiros pokémons: Black inicia com Tepig, Cheren pega um Snivy, e Bianca escolhe Oshawott. Todos são amigos de infância, mas Black sempre se sobressaiu entre eles por sempre gostar das batalhas, e seu sonho é se tornar o melhor em batalhas e vencer e Elite dos Quatro, e seu campeão, Alder. Além de Tepig, Black ainda conta com um Braviary (chamado de Bravy) e um Munna (de nome Musha), que é responsável pelo “Modo Detetive” de Black, quando surgem situações em que ele precisa pensar, mas sua cachola cheia de sonhos não permite, parece meu HD...


Em relação à adaptação, muitos pokemaníacos  devem ter percebido: em relação aos sons (grunhidos) dos pokémons, o editor optou por não usá-los. Quem acompanhou a palestra da Panini durante o Anime Friends esse ano deve se lembrar dos problemas que o editor Bruno Zago estava sofrendo em relação a isso. Pelo visto, essa foi a solução em que ele e a Nintendo conseguiram chegar. Outra coisa a ser percebida é que apenas o personagem Black manteve seu nome no mangá. Os outros personagens (Cheren, Bianca e Juniper) mantiveram seus nomes ocidentais, tanto no jogo quanto no anime. Já em relação a personagem White, ela ainda não teve sua aparição na história, mas possivelmente será chamada desse jeito mesmo, assim como Black (pelo fato de serem os protagonistas).  Outra coisa que achei bacana foi o editor ter colocado uma pequena página nos finais dos capítulos mostrando uma ficha técnica de Black e seu time, exibindo nome, nível e sexo do Pokémon, assim como número de badges, e localização no mapa. Particularmente, achei isso o máximo (e quem está familiarizado com o jogo também), e gostaria que isso continuasse nos próximos arcos... Sem dúvida, foi um trabalho muito bem feito, à altura de um mangá de peso como esse!

 Quanto à questão gráfica: nada a reclamar, de verdade. Tirando o fato de o primeiro volume ter vindo meio tankobon, todo o restante veio digno de um tankobon legítimo, sem contar que te o preço veio pela metade, por causa do tamanho que ficou. Nesse ponto, você terá um mangá de ótima qualidade em mãos e com um preço bem raro de se ver hoje em dia, mas o terminará tão rápido quanto começou... Mas no próximo volume tudo volta ao normal (inclusive o preço), e teremos um tankobon de verdade em mãos!


Em suma, quem é fã da franquia não vai medir esforços para comprar este volume (até porque é R$6,90, faça-me o favor!), e quem curte só o game, por achar que o anime é muito “criancinha”, pode se enganar ao máximo com a versão impressa... Bom, então, arrume sua mochila, pegue um dinheiro e vambora comprar todos os volumes ( e cuidado com os pokémons selvagens na grama! ^^)!
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Unknown disse...

Eu vi na banca, só não comprei pq ja tava levando a revista da Nintendo >__<
Mas esse mangá parece ser super bom e tem o preço bom tbm *-*
Tava acostumada a comprar mangá de 11 ou 13 reais DD:

Tou seguindo teu blog ^__^ amei ele viu?
Atéé

http://shyandbrave.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home